Foreign Students please click here


O CFTP oferece a possibilidade de se fazerem Doutoramentos competitivos a nivel internacional, orientados por qualquer dos membros permanentes do CFTP. O doutoramento é completado em 4/5 anos e durante este periodo os nossos Estudantes de Doutoramento (ED) adquirem uma forte experiência internacional, através da participação em algumas das mais prestigiadas escolas internacionais (Corfu, Les Houches, Trieste, Cargese, etc.). Para além da participação nas escolas internacionais os nossos ED poderão passar um ano numa das Universidades a que estamos ligados por redes europeias. Trata-se de um programa que permite que estudantes de doutoramento europeus venham passar um ano a Portugal e que os nossos estudantes visitem um outro nó das redes a que pertencemos. Os ED são encorajados também a fazerem visitas de curta duração a laboratórios, tais como o CERN , aproveitando normalmente as estadias do seu orientador.

É importante frisar que os ED do CFTP são acima de tudo estudantes Europeus, pelo que em todo o trabalho, a desenvolver por estes durante o doutoramento (inclusive seminários e palestras), será dada ênfase aos contactos com os mais prestigiados centros de Física internacionais.  Após completarem o doutoramento em Portugal a maioria dos nossos ED teem a possibilidade de prosseguir as suas carreiras cientificas atravès de posições de pós-doutoramento, preferêncialmente, no estrangeiro.

Tópicos de Investigação

O CFTP faz investigação em alguns dos tópicos mais importantes da Física de Partículas, de que destacamos:

Violação de CP incluindo a Física das Fábricas de Mesões B.
Extensões Supersimetricas do Modelo Standard.
A Fisica dos Neutrinos, incluindo a utilização de simetrias de familia para compreender as massas e as misturas dos neutrinos.
Criação de Matéria no Universo (Bariogenese), incluindo a Bariogenese através da Leptogenes.
A Física dos grandes aceleradores incluindo Large Hadron Collider (LHC) e o Linear Collider.
A Física das Astroparticulas A Física dos Iões Pesados, incluindo uma participação na experiencia NA60.

Ligações internacionais


O CFTP mantem uma estreita ligação com alguns dos melhores Grupos de Partículas da cena internacional, na Europa, nos Estados Unidos e no Japão.

Muitos dos nossos trabalhos cientificos são publicados em colaboração com estes Grupos e podem ser consultados no SPIRES . Para além disso, o CFTP faz parte de duas redes europeias de investigação financiadas pela União Europeia (UE), onde se incluem algumas das mais prestigiadas instituicões da UE, pertencentes aos seguintes paises:

Alemanha: Deutsches Elecktrone-Synchrotron( DESY ),Bonn University,Karlsruhe University;  Austria: Universidade de Viena; Espanha: Universidade de Madrid, Universidade de Granada, Universidade de Valencia; Franca: Ecole Polytechnique, Ecole Normale Superieure, CNRS, Saclay, Universite de Paris XI, Universite des Sciences et Techniques du Languedoc; Grecia: National Center for Scientific Research "Democritus", Aristotle University of Thessaloniki, University of Ioannina, University of Athens, Technical University of Athens; Inglaterra: University of Oxford, University of Durham, University of Cambridge, University of Sussex, University of Southhampton, University of Lancaster; Italia: Instituto Nazionale di Fisica Nucleare (INFN), University of Torino, Sissa ( Trieste), ICTP ( Trieste); Suiça: CERN ( Laboratorio Europeu de Particulas), Paul Scherrer Institute

 

O CFTP na Cena Internacional

O CFTP reune muitos Físicos a trabalhar em Portugal no dominio da Fisica Teórica de Partículas e tem por objectivo consolidar em Portugal uma tradição de excelência nesta importante àrea da Física. Os trabalhos dos seus membros tem vindo a ser publicados nas melhores revistas internacionais da especialidade.

Recentemente um painel internacional de proeminentes cientistas apreciou o trabalho dos membros do Centro num relatório, que foi enviado à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, onde está escrito: "The research carried out under what we called `elementary particle physics` is purely theoretical and deals largely with neutrino physics, CP violation, leptogenesis, with supersymetry and with cosmology" mais adiante acrescenta que a equipa correspondente é "one of the world's outstanding groups working on elementary particle theory with emphasis on phenomenology. Their work centers on the subjects of CP violation and neutrino mixing, two areas of intense experimental investigation today." afirmando também que "In recent years there has been exciting developments in astrophysics and cosmology. Many of the most important problems that have arisen are closely tied to particle physics." e que tem sido feito um trabalho "very productive in this area" consistindo na aplicação de "various particle physics ideas do the problems of dark matter and dark energy" . Por outro lado no dominio da Fisica Hadrónica é chamada a atenção para o facto de haver tambem no grupo fisicos que estão a ter um "decisive role" na experiência NA60 aprovada no CERN, a segunda geração de experiências de iões pesados. Esta equipa "assures the continuing presence of Portugal at the forefront of high energy heavy ion studies, in a constelation where Portuguese physicists have played and continue playing a crucial role". Este relatorio ilustra o prestigio de que os membros do CFTP gozam na cena internacional. 

Sobre a investigação que se faz no CFTP

Sobre a produção ciêntífica e como procurar artigos e pessoas relacionadas